quinta-feira, 6 de novembro de 2014

"Endgame" de James Frey

Classificação: 9.4 (SF); 9.8 (MB)
Nº de Páginas: 464
Editora: Editorial Presença
Resumo:
"Eles chegaram à Terra há 12 mil anos. Vieram dos céus e criaram a humanidade. Quando se foram embora deixaram um aviso: um dia iriam voltar... E quando voltassem, teria início o grande jogo, o Endgame. Ao longo de dez mil anos, as doze linhagens originais existiram em segredo, mantendo sempre, cada uma delas, um jogador preparado para entrar em ação a qualquer momento. O Endgame era sempre uma possibilidade, mas agora que eles voltaram, tornou-se uma realidade, e os doze jovens jogadores estão a postos para entrarem no grande jogo que decidirá o futuro do planeta e da humanidade. Só um pode vencer. Só a linhagem do vencedor será salva. Vence quem encontrar primeiro as três chaves escondidas algures na Terra. E é sobre a busca da primeira chave que se centra este primeiro livro da série."
Opinião:
Na minha opinião é um livro muito bom. A ideia base é diferente e criativa. O facto de estar ligado a muitas factos antigos torna a leitura uma aprendizagem, o que é ótimo! Ler este tipo de livros e aprender cultura antiga é... Brutal! xD O enigma... Pelo que vi (vi pouco) é um enigma muito complicado! As pistas são imensas! E algumas parecem não fazer sentido algum. Agora que lemos o livro vamos fazer uma (acho que posso dizer) pesquisa sobre todas as pistas e ver aonde é que nos leva este caminho misterioso.
A escrita é constituída por várias frases curtas e muitos parágrafos. A leitura fica com várias pausas, várias interrogações, mas acho que era mesmo isso que os autores estavam a procura de deixar nos leitores. Esta caraterística dá ao livro um certo mistério e drama.
SF e MB
PODE TER SPOILERS
Uma coisa que não ficou muito clara na minha cabeça. Este livro tem personagens principais? Quer dizer, óbvio que tem! Mas quem são? Durante toda a leitura encontramos várias pontos de vista (dos 12 jogadores) e, não sei se foi só comigo, mas as personagens que mais me deixaram "marca" foram o Jago, a Sarah e o Christopher. Talvez por serem o triângulo amoroso. Mas no entanto temos outro amor pelo meio como por exemplo o An e a Chiyoko ou uma "grande" amizade a de MacCabee e Baitsakhan. Na minha opinião esta questão não ficou muito clara. (SF)
Há muita gente que diz que este livro é uma cópia de Os Jogos da Fome de Suzanne Collins. Não concordo. É verdade que há parecenças... muitas. Mas isso não significa que é igual, porque não é. Se formos a comparar hoje em dia os livro de ficção e fantasia são todos do mesmo género, têm todos muitas parecenças mas não são iguais, nunca são iguais. Enquanto que nos jogos da fome há um jogo num livro e outro noutro, nesta saga há apenas um jogo em todos os livros (em toda a trilogia, é o que eu suspeito, porque neste primeiro livro o jogo não acabou nem estava perto de acabar). Há 12 jogadores em ambas as obras, no entanto nos jogos da fome apenas um sobrevive e no endgame a vitória do jogador vencedor significa a morte de todas as outras linhagens à exeção da sua (uma grande diferença). Concluindo, tem várias parecenças mas definitivamente não são iguais.
O final! Gente! O final deste livro é.... Só pelo final já vale a pena a leitura. Temos uma morte muito devastadora (não estava à espera) e... UAU! Deixa muito suspense no ar, muita coisa por contar. Precisamos urgentemente ler o próximo!! Ou, no mínimo, saber algumas novidades. 
Para concluir, o livro é fantástico e vale a pena lê-lo! Queremos muito ler o próximo.
SF e MB

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...